Associação Projeto Gradiva

Sobre a APG

Associação Projeto Gradiva – APG

A Associação Projeto Gradiva – atendimento clínico psicanalítico a mulheres em situação de violência- é um projeto social composto majoritariamente por psicanalistas mulheres que se propõem a escutar de forma prioritariamente gratuita a todas aquelas que se identificam como mulheres e que estejam em sofrimento psíquico decorrente de violências de gênero, e que além disso, por condição socioeconômica, não têm acesso a tratamentos na esfera privada.

A APG surgiu como um projeto que teve seu início em setembro de 2019 com o grupo terapêutico denominado “grupo de palavra”, que se propunha a construir um espaço de narrativas das histórias das mulheres participantes e a criar uma rede de apoio fortalecida entre elas. Também a partir da experiência clínica com grupos terapêuticos, e levando em consideração a demanda latente de tratamento colocada por essas mulheres, a APG deu início à construção de uma clínica prioritariamente gratuita para atendimentos individuais de mulheres em situação de violência, tendo assim constituído a primeira clínica pública de Psicanálise da cidade de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul . Projeto Gradiva (Porto Alegre-RS

Desde 2020, a equipe da APG aumentou e atualmente conta com 13 psicanalistas na equipe permanente, 7 psicanalistas da equipe de apoio, e conta também com uma equipe de apoio interdisciplinar, composta atualmente por duas advogadas, um advogado, uma socióloga, uma assistente social, uma ginecologista, uma psiquiatra, um psicoterapeuta, um fisioterapeuta e uma professora de história e de inglês. Com o aumento da equipe permanente, foi possível ampliar o atendimento aos filhos e filhas das pacientes, devido ao nosso entendimento de que essas crianças e adolescentes também estão expostas ao trauma da violência sofrida por suas mães.

No momento, cerca 50 mulheres estão em atendimento no Projeto e seguiremos trabalhando para que elas possam avançar!


Em sua origem, a escultura da Gradiva trata-se de um baixo relevo romano em mármore, da primeira metade do século II, feito à maneira das obras gregas do século IV aC. e representa uma jovem que dança e levanta sua túnica.

A inspiração para o nome da Associação Projeto Gradiva vem do texto freudiano “Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen”, de grande importância na história da Psicanálise bem como na relação desta com a cultura e a literatura. Gradiva é uma personagem literária emblemática do feminino para a psicanálise, sobretudo pelo significado do nome em língua romana, que é “a que avança”, “a que segue em frente”. Para além da mulher psicanalista e da mulher que vem buscar análise, desejamos que essas mulheres possam seguir adiante em suas vidas. Possam amar e trabalhar, que é o objetivo maior de toda análise.

Apoie a APG!

Entre em contato e saiba como se tornar sócio-contribuinte da Associação Projeto Gradiva.

    Powered by Wordpress. Redesign Theme by RT