Núcleos de trabalho
Para melhor otimizar seu funcionamento institucional, as atividades são distribuídas em Núcleos de trabalho que são coordenados por duas psicanalistas da equipe permanente.
1. Núcleo de Coordenação Clínica: responsável pelas atividades clínicas, como fluxos de pacientes, acolhimento, vagas, organização de reuniões clínicas regulares da equipe e controle das supervisões, além do trabalho com os grupos terapêuticos de palavra.
2. Núcleo de Grupos e Projetos: organiza atividades alinhadas com o esforço do Projeto como um todo. No trabalho deste Núcleo, destaca-se a proposição do Grupo de Formação de Leitoras, aberto a todas as mulheres que desejem iniciar um caminho na literatura e não saibam por onde começar, e também um grupo onde as mulheres que desejem possam ter acesso ao ensino regular da língua inglesa. O Núcleo também se propõe a organizar eventos visando elevar a qualidade de vida e promover a cidadania das mulheres, tais como encontros temáticos e oficinas de qualificação para o trabalho, de capacitação e aprendizagens, de experiências estéticas e de intercâmbio de saberes entre as mulheres.
Além disso, organiza igualmente a participação do Projeto Gradiva em eventos institucionais para os quais seja convidado enquanto equipe e, ainda, atividades do Projeto Gradiva como lives temáticas no canal institucional do YouTube, e do grupo de leituras feministas, que ocorre em uma livraria da cidade. Várias atividades deste Núcleo podem estar conectadas com o Núcleo de Clínica ou com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Clínicas.
3. Núcleo de Estudos e Pesquisas Clínicas: o Projeto Gradiva não é uma instituição cujo objetivo maior seja a formação de psicanalistas; cada psicanalista é responsável por sua formação, condição para ingresso na equipe. Entretanto, considerando a experiência clínica que ali se desenvolve, trata-se, sim, essencialmente de uma instituição cuja função formadora é de grande relevância no percurso de todo psicanalista em formação, e mesmo na travessia de um psicanalista experiente.
Assim sendo, não poderíamos deixar de colocar em nossos objetivos fomentar os estudos e a pesquisa clínica, fundamental para toda formação. Para isso, o Núcleo organiza grupos de estudos clínicos psicanalíticos, ciclos de seminários, cursos ministrados por convidados tratando de temáticas da psicanálise ou afins, bem como ciclos de debates, espaços de leituras, carteis de estudos clínicos e de temáticas culturais. Tais espaços de estudos são abertos ao público interessado. Além disso, organiza e promove publicações e controla a biblioteca da sede do Projeto Gradiva, que conta com acervo de livros de psicanálise, literatura e filosofia.
4. Núcleo de Comunicação: responsável por toda a comunicação do Projeto Gradiva com a cidade, através de seu Instagram, YouTube e site, assegurando assim a transparência de nosso trabalho institucional: além de divulgar as manifestações do Projeto Gradiva sobre acontecimentos na cidade ou no país relativos a qualquer forma de violência, principalmente sobre mulheres, informa todos os eventos e publicações em que o Projeto esteja implicado direta ou indiretamente. Também este Núcleo informa o público em geral sobre as atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas Clínicas do Projeto Gradiva, bem como as atividades de outras instituições que nos pareçam pertinentes.
